sexta-feira, 29 de março de 2013

Distúrbios psicológicos afetam a parte física


Distúrbios psicológicos afetam a parte física

Por: Adriana Lidia Kappaun Rocha




Interação entre a mente e o corpo

Uma série de problemas físicos é desencadeada quando problemas psicológicos alteram a sintonia entre o cérebro e os sistemas do nosso organismo.Por exemplo, a depressão pode inibir o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a determinadas infecções; o estresse emocional afeta o corpo, causando ansiedade que ativa o sistema nervoso e os hormônios, os quais aumentam a frequência cardíaca, a pressão arterial e a sudorese. Também causa tensão muscular, produzindo dor no pescoço, nas costas e na cabeça. Pessoas com um estresse intenso podem desenvolver hipertensão e problemas cardiovasculares. A peletambém sente as aflições psíquicas: pessoas depressivas, ansiosas e estressadas tendem a desenvolver ou piorar problemas como a dermatite, acne, queda de cabelo.
As emoções e sentimentos influenciam diretamente o equilíbrio biológico do homem. O medo, a ansiedade,a mágoa podem desencadear sintomas por todo o corpo - dor de cabeça, tontura, falta de ar, insônia, dor nas costas -que acabam afetando algumas funções biológicas como a pressão cardíaca, a tensão muscular, a sudorese.Trata-se dasomatização, um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica, emocionalproduzem um mal-estar físico, sem causa orgânica. Não há uma doença física, os sintomas têm causa emocional.
Já a doença psicossomática é aquela detectada através de exames e que tem uma causa psicológica, de fundo emocional. Apresenta sintoma endócrino, gastrointestinal, imunológico, cardiovascular, respiratório, de pele. Portanto, infecções, alergias, úlcera, herpes, diabetes, hipertensão, problemas de tireoide, podem ser doenças psicossomáticas – afeta o corpo, mas tem origem na mente. É necessário tratamento médico e psicológico.
medicina tem investigado esse processo através da Psicossomática – área da Psicologia que estuda a influência dos processos psicológicos nos processos biológicos / físicos.Os cientistas buscam entender como os sentimentos afetam o organismo; o que ocorre quando há um descompasso entre o cérebro e os demais sistemas do nosso corpo. Este será um grande passo para a prevenção e a cura das doenças desencadeadas por distúrbios emocionais.

Algumas terapias podem amenizar os sintomas da somatização:
Meditação – melhora a resposta do sistema nervoso ao estresse, por meio do controle da ansiedade. Estudo recente comprovou que pacientes cardíacos tiveram uma redução da pressão arterial ao se submeterem à meditação.
Terapias cognitivas - comportamentais -é ummétodo para ajudar o paciente a controlar os sintomascomo a taquicardia, tontura e falta de ar, ou seja, ensiná-lo a evitar as reações emocionais que levam o corpo a responder com sinais físicos.
Portanto, os professores que estão sujeitos à sobrecarga emocional devido às pressões do cotidiano escolar, precisam cuidar dos problemas psicológicos - instabilidade emocional, estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade – para evitar os possíveis danos físicos que eles possam causar.




Referências:

-Emoções que afetam a saúde

-Distúrbios psicossomáticos – quando a boca cala... o corpo fala
http://psicool.wordpress.com/2012/04/25/disturbios-psicossomaticos-quando-a-boca-cala-o-corpo-fala-2/

-As doenças da emoção
-www.marisapsicologa.com.br/doencaspsicossomaticas-e-somatizacao.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário