sexta-feira, 29 de março de 2013

Lesões por Esforço Repetitivo


LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS – L.E.R./D.O.R.T.

 Por Juliana de Souza



                   

L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) segundo Dr Drauzio Varella não é uma doença propriamente dita. É uma síndrome constituída por um grupo de determinadas doenças como – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta os músculos,os nervos e os tendões principalmente dos membros superiores , e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dores e inflamações e a pessoas pode ter alterada a capacidade funcional da região comprometida. Prevalece mais no sexo feminino.
Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, a L.E.R. tem sua causa atribuída  por mecanismos de agressão, que podem ser desde esforços repetidos continuadas vezes ou que exigem muita força para serem executados, até vibração, postura inadequada e estresse. Essa associação de terminologias fez com que essa condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que profissionais expostos a maior risco são  pessoas que trabalham com computação, em linhas de montagem e de produção ou que operam britadeiras, assim como professores, músicos, atletas, e pessoas que fazem trabalhos manuais, como por exemplo tricô e crochê.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para escolher um tratamento adequado. Para isso, muitas vezes, é preciso uma avaliação multidisciplinar.

Sintomas

Os principais sintomas são: dores nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento e inflamação.
É importante ressaltar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão ligados a uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, que se suscetibiliza, por exemplo, se houver uma compressão mecânica de uma estrutura anatômica, ou se a pessoa ficar sentada em frente ao computador ou ao piano por oito, dez horas seguidas.

Tratamento

Durante as crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas musculoesqueléticasafetadas. Nas fases mais avançadas da síndrome, podem ser feitas  aplicações de corticóides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que também devem ser conceituados.
Os conhecimentos da ergonomia, ( ciência que estuda uma  melhor forma de atingir e preservar o equilíbrio entre o homem, a máquina, as condições de trabalho e o ambiente com o intuito de assegurar eficiência e bem-estar ao trabalhador), têm sido muito úteis no tratamento e prevenção da L.E.R.

Recomendações

* Mantenha as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto trabalha sentado. Cuidado para que os punhos não fiquem dobrados. A cada hora, pelo menos, se levante, ande um pouco e faça alongamentos;
* Assegure-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade exercida;
* Não imagine que L.E.R. é uma síndrome que afeta apenas as pessoas que trabalham em certas funções. Quem usa o computador, por exemplo, para o lazer durante longos períodos , também está sujeito a desenvolver esse distúrbio;
*Lembre-se que : qualquer região do corpo pode ser acometida por L.E.R. desde que exposta a mecanismos de traumas constantes. Portanto, a síndrome pode se manifestar em regiões do corpo como a coluna lombar, se ocorrer  sobrecarga  na mesma ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.


Referências:


http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/

Nenhum comentário:

Postar um comentário