O uso das novas tecnologias e das mídias de
informação. Computador na Educação:
a Informática Educativa.
Por Graziela Ferreira
Nos dias atuais, tornou-se trivial o comentário
de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria
um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou
menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas.
Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso
meio social. Conseqüentemente, todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento
e com certeza todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida
pessoal assim como também na vida profissional.
Na educação não seria diferente. A manipulação
dos computadores, tratamento, armazenamento e processamento dos dados estão
relacionados com a idéia de informática. Buscando um significado, pode-se dizer
que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento
racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e
transmissão).
O computador é uma máquina que possibilita
testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e
simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de
atuação e interação entre as pessoas. Sendo assim, é um equipamento que assume
cada vez mais diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma
significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma
otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de
entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas.
Através da Internet, é possível ignorar o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas
sem sair de casa, digitar textos com imagens em movimento, inserir sons, ver
fotos, desenhos, ao mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir vídeos,
fazer compras, estreitar relacionamentos em comunidades virtuais, participar de
bate-papos (chats), consultar o extrato bancário, pagar contas, ler as últimas
notícias em tempo real, enfim, trabalho e lazer se confundem no cyberespaço.
A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca
uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de
recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de
diversas atividades com os alunos. No entanto, a escola contemporânea continua
seguindo o padrão, no qual o professor fala, o aluno escuta, o professor manda,
o aluno obedece. A chegada da era digital coloca a figura do professor
como um “mediador” de processos. Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso
que o professor não tenha “medo” da possibilidade de autonomia do aluno, pois muitos
acreditam que com o computador em sala de aula, o professor pede o seu lugar.
As ferramentas do computador, especialmente a
Internet, podem ser um recurso rico em possibilidades que contribuam com a
melhoria do nível de aprendizagem, desde que haja uma reformulação no
currículo, que se crie novos modelos metodológicos, que se repense qual o
significado da aprendizagem. Uma aprendizagem onde haja espaço para que se
promova a construção do conhecimento. Conhecimento, não como algo que se
recebe, mas concebido como relação, ou produto da relação entre o sujeito e seu
conhecimento. Onde esse sujeito descobre, constrói e modifica, de forma
criativa seu próprio conhecimento.
O grande desafio da atualidade consiste em
trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar,
de maneira significativa, o processo educacional como um todo.
Referências:
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