segunda-feira, 11 de março de 2013

Que tal uma pausa?


Que tal uma pausa?

Outro dia encontrei um colega de escola, estudamos juntos no ensino fundamental, já não nos víamos há alguns anos e o que pensei que não passaria de uma simples troca de telefones acabou se transformando em uma longa discussão sobre a valorização do professor, as condições a qual o mesmo era submetido e de como eu poderia estar sendo melhor aproveitado em outra área. Me deixar sem palavras, como meus amigos costumam dizer, é muito difícil, mas diante de todos os dados que meu colega apresentava para justificar seu ponto de vista, eu não tinha como discordar, pois eu conhecia muito bem todos aqueles dados. E foi nessa conversa que busquei inspiração para escrever... me despedi de um colega que não via a muito, cheio de dúvidas e incertezas, não pude parar de pensar sobre tudo o que foi dito, aquele dia se arrastou, quando cheguei em casa eu estava exausto, não tinha ninguém em casa, e para relaxar, resolvi me distrair como um bom livro, mas a leitua não fluía, então em meio a pensamentos perdidos e confusos, resolvi ligar a televisão, coisa que não faço com freqüência e enquanto passava de um canal para o outro, me deparei como um filme, que eu tinhas visto a alguns anos atrás, “Escritores da Liberdade”, o assisti todo, ao longo do filme, toda incerteza, toda a dúvida deixou-me, o filme trouxe a tona os reais motivos pelo qual escolhi a educação, me lembrei também que a realidade, por mais desanimadora que possa ser, já estava na balança da minha escola, em nenhum momento eu fui enganado, tudo o que eu sempre quis foi fazer a diferença, nem que esse diferença só se fizesse presente na vida de um único aluno. Por isso, querido leitor, aproveito para re-inteirar que o objetivo desse blog não é fazer com que você reveja a sua vocação, mas que você possa está ciente que algumas dificuldades enfrentadas pelo profissional da educação, assim como existem dificuldades em qualquer profissão, podem ser prevenidas, amenizadas e até remediadas, o objetivos desse é informar. Dúvidas surgirão ao longo caminho, sempre surgem, elas fazem parte do processo de aprendizagem e do nosso crescimento pessoal, por isso, resolvi fazer desse um momento de pausa, umas indicações de filmes que certamente irão relembrá-los sobre o motivo pelo qual, você caro leitor, escolheu a educação como área de atuação:   

Para inspirar professores


Sociedade do Poetas Mortos










FILME: Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, com Robin Williams e Ethan Hawke, 1989. Classificação: 12 anos.


A HISTÓRIA: No final dos anos 50, ex-aluno (Robin Williams) de uma conservadora escola preparatória se torna o novo professor de literatura da instituição. Entretanto, os métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio.








O Sorriso de Monalisa






FILME: O Sorriso de Monalisa (Mona Lisa Smile, 2003, EUA, direção: Mike Newell, 125 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).


A HISTÓRIA: Julia Roberts vive a professora de História da Arte Katharine Watson, que quer romper os ideais machistas da sociedade americana da década de 50. Mas ela se depara com a resistência das próprias alunas ao ingressar no corpo docente do Colégio Wellesley. A instituição é famosa por preparar jovens para a vida matrimonial e de dona de casa. Mesmo assim, Katharine decide ir contra as normas para mostrar às estudantes que elas são capazes de enfrentar os desafios da vida adulta sem estar, necessariamente, à sombra de um homem.









Clube do Imperador





FILME: O Clube do Imperador (The Emperor's Club, 2002, EUA, direção: Michael Hoffman, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).


A HISTÓRIA: O ator Kevin Kline vive William Hundert, um docente apaixonado pela profissão e cheio de princípios clássicos. Seu mundo conservador é chacoalhado por um estudante recém-chegado à escola. O que começa como um choque de gerações dá lugar a uma surpreendente relação professor-aluno. O resultado desta experiência é uma lição de vida para ambos, principalmente quando, durante uma competição que dá nome ao filme, o docente se vê numa saia-justa que coloca em xeque seus princípios.










Escritores da Liberdade





FILME: Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2006, EUA, direção: Richard LaGravenese, 2h 03 min., Comédia dramática, classificação indicativa, 12 anos).

A HISTÓRIA: Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.










Sarafina: O Som da Liberdade






FILME: Sarafina: O Som da Liberdade (Sarafina, 1992, EUA, direção: Darrell Roodt, 117 min., drama, musical, classificação indicativa: 12 anos).

A HISTÓRIA: Na África do Sul, extraordinária professora ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta, na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca.








Para inspirar alunos e professores




Billy Elliot





FILME: Billy Elliot, dirigido por Stephen Daldry, com Julie Walters e Jamie Bell, 2000. Classificação: livre.

A HISTÓRIA: Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive em uma pequena cidade mineradora da Inglaterra. Mesmo obrigado pelo pai a treinar boxe, fica fascinado com o balé. Estimulado pela professora de dança da academia que freqüenta (Julie Walters), ele resolve deixar a luta de lado e se dedicar totalmente ao balé e precisa enfrentar os preconceitos da sociedade local. 










O Céu de Outubro





FILME: O Céu de Outubro, dirigido por Joe Johnston, com Jake Gyllenhaal e Chris Cooper, 1999. Classificação: livre.


A HISTÓRIA: O adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade no interior dos EUA que vive basicamente da mineração. Ao saber que os russos lançaram o satélite Sputnik ao espaço, ele começa a sonhar em colocar um foguete em órbita. Para isso, Homer convence alguns amigos a ajudarem e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre. 










Gênio Indomável






FILME: Gênio Indomável, dirigido por Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams, 1997. Classificação: 14 anos.


A HISTÓRIA: Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.









Uma Mente Brilhante





FILME: Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001, EUA, direção: Ron Howard, 135 min., drama, classificação indicativa: 12 anos).


A HISTÓRIA: O gênio da matemática John Nash ganha fama no mundo acadêmico ao formular um complexo teorema aos 21 anos de idade. Sua habilidade com as ciências exatas o leva a um trabalho secreto para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Atormentado pela sensação de estar sempre perseguido, o professor põe em risco sua carreira e seu casamento. Mas os problemas de Nash começam mesmo quando ele é diagnosticado com esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, o matemático consegue se reintegrar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. A história é baseada num fato real.






Busco com esse, mais que despertar um concepção romântica da educação, mas o que seria do homem, sem o amor, sem a filosofia, sem a poesia, sem a relação romântica com a vida? Por isso deixo uma última e não menos importante sugestão de filme, provavelmente você poderá ser perguntar a o motivo pelo qual este encontra-se nessa seleção, mas “O Som do Coração” é mais que um filme para ser visto, ele é um filme para ser sentido, ele abrirá as postas da sensibilidade para o mundo.




O Som do Coração






FILME: O Som do Coração (August Rush, 2008, EUA, direção: Kirsten Sheridan, 1h 54 min., drama, musical, romance, classificação indicativa: 12 anos).


A HISTÓRIA: August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.








Para finalizarmos, gostaria de informar que a maioria de desses filmes podem ser encontrados em versão dubladas e estão disponíveis na integra no youtube!


Nenhum comentário:

Postar um comentário