quinta-feira, 7 de março de 2013

Síndrome de Burnout


Síndrome de Burnout




De acordo com o que foi visto do artigo “Mal de Professor”, fica claro que muitos problemas enfrentados pelos professores estão diretamente relacionados as condições de trabalho aos quais os mesmos encontram-se submetidos, mas o que você, caro leitor, não deve ter ciência é que essa classe é uma das que mais sofre como a Síndrome de Burnout, mas antes de entrarmos nesse assunto, que tal uma reflexão?





Devemos deixar claro, que o vídeo não tem o objetivo de promover a sindicalização, mas sim uma reflexão crítica construtiva, temos de ter ciência de que devemos lutar pelos nossos direitos, que quando digo temos, não me refiro somente aos educadores, mas a toda a população em geral, pois no final das contas, quem sai perdendo são nossos filhos, irmãos, primos, amigos, enfim o povo de um modo geral, o que impede que as novas gerações possam transformar sua realidade de forma consciente, se reconhecer enquanto parte integrante, cidadão pleno. Quando falamos de síndromes, males psíquicos, muitos “torcem o nariz”, mas que tal conhecermos antes de julgar? Assista o vídeo da psicóloga Ana Maria Teresa Benevides-Pereira, abaixo, curto, porém muito instrutivo:  






Veja o gráfico abaixo, não resta dúvida que essa mal atinge um percentual muito grande dos profissionais, não só o professor, mas profissionais de outras áreas também:





E agora, como reverter essa situação e diminuir esse saldo devedor? Valorizar o trabalho docente já um pequeno, mas grandioso passo. Veja além do “tio” ou da “tia”, veja o profissional, a pessoa. Toda grande mudança começa com um pequeno passo! E esse primeiro passo pode ser o seu!


LIMA, Flávia Dutra. Síndrome de Burnout em residentes da Universidade Federal de Uberlândia – 2004. Rev. bras. educ. med. vol.31 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200004. Acessado em: 07/03/2013


2 comentários:

  1. Oi muito obrigada por compartilhar esse vídeo, adorei me esclareceu muitas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Bastante esclarecedor! Obrigado!

    ResponderExcluir