sexta-feira, 15 de março de 2013

Um mal que atinge duas vezes mais as mulheres


Síndrome do Pânico:
Um mal que atinge duas vezes mais as mulheres

Por: Roseane de Souza Cordeiro e
Paulo Henrique Silva




Segundo especialistas o transtorno do pânico é um dos problema que vem crescendo na saúde dos brasileiros onde a grande maioria se manifesta antes de 24 anos de idade, mais os casos mais frequentes se dá mesmo dos 25 aos 30 anos, e as mulheres tem duas vezes mais chances de desenvolver o transtorno do pânico do que os homens.
O tempo do transtorno do pânico pode durar meses ou até anos, dependendo do caso e do paciente, se não tratado pode piorar e afetar sua vida pessoal . Uma das maiores causas é o excesso de trabalho, trabalho repetitivo a falta de tempo, o estress a pessoa começa a desenvolver o problema sem perceber e quando se dá conta já tem um estágio elevado da doença Na maioria desses casos de pânico, a família é sempre muito importante no retorno do paciente a sociedade .


Mas o que é a Síndrome do Pânico?




Como podemos perceber, a síndrome do pânico é um distúrbio nitidamente diferente de outros tipos de ansiedade, caracterizando-se por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes e, frequentemente, incapacitantes. Depois de ter uma crise de pânico a pessoa pode desenvolver medos irracionais (chamados fobias) destas situações e começar a evitá-las. Os sintomas físicos de uma crise de pânico aparecem subitamente, sem nenhuma causa aparente. Os sintomas são como uma preparação do corpo para alguma "coisa terrível". A reação natural é acionar os mecanismos de fuga. Diante do perigo, o organismo trata de aumentar a irrigação de sangue no cérebro e nos membros usados para fugir em detrimento de outras partes do corpo. Os sintomas são desencadeados a partir da liberação de adrenalina frente a um estímulo considerado como potencialmente perigoso.




Sintomas




Relatos de pacientes indicam que, na maioria das vezes o portador da Síndrome do Pânico , tem medo da morte, ou entram em um estado de loucura ou tem perda das emoções e do comportamento. ( suas vontades é parecida com a reação de lutar ou fugir do local onde possa ter acontecido o fato. Um jeito mais agravante desses sintomas é quando vem associada a dores no peito ou falta de ar o que obriga um tratamento médico de urgência. ( vale lembrar que não há registros de morte causadas por ataque de pânico).
A Síndrome do Pânico não é uma doença mental , portanto as pessoas que mais tem sofridos com esses sintomas são pessoas que já desenvolvem outras desordens relacionadas a ansiedade ou fobias .



Um mal que tem tratamento

A maioria dos casos que recebem tratamento adequado, livram-se através de medicamentos ou antidepressivos que é um agravante por causar dependência mais são eles que equilibram os níveis normais de serotonina no cérebro , já os que apresentam fobias é necessário um acompanhamento terapêutico .

Que tal um teste para saber se você, caro leitor, está sofrendo desse mal?
Utilize o link abaixo e responda as 10 questões:

Como podemos perceber, a Síndrome do Pânico é muito mais complexa do que muitos pensam e mesmo tendo as mulheres como principais vítimas, é um mal que não tem idade, sexo ou profissão, então ao persistirem os sintomas, por mais que testes e pesquisas mostrem o contrário, procure seu médico. O melhor remédio ainda é a prevenção!






Referências:
http://novotempo.com/radio/2012/01/12/sindrome-do-panico-voce-sabe-identificar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário